Ambiente aquático 

A Ria de Aveiro localiza-se numa região geográfica mediterrânica (Csb, na classificação climática de Köppen-Geiger), sofrendo as influências de temperatura e precipitação sazonais correspondentes, ao longo do ano.

A fisiografia da laguna determina que as suas águas sejam condicionadas pelo meio oceânico adjacente, através da embocadura, e por água doce, proveniente de rios (em particular do rio Vouga), ribeiras e correntes pluviais.

Parâmetros abióticos hidrológicos, como a temperatura, a salinidade e o oxigénio dissolvido, são determinantes para a ocorrência e distribuição das espécies de peixes nos seus habitats naturais.

Os valores mínimo, médio e máximo, aproximados, daqueles parâmetros, registados ao longo dos meses em diferentes regiões da Ria de Aveiro, são apresentados aqui.

A temperatura está indicada em graus centígrados (ºC), a salinidade em unidades padrão de salinidade (ups), equivalentes ao peso, em gramas, de sais por quilograma de água, e o oxigénio dissolvido em miligramas deste gás por litro de água (mg.l-1).